Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aluno da FT conquista primeiro lugar em competição nacional
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Aluno da FT conquista primeiro lugar em competição nacional

  • Escrito por Administrador
  • Publicado: Sexta, 14 de Novembro de 2025, 16h54
  • Última atualização em Sexta, 14 de Novembro de 2025, 16h55

Orientador Prof. Dr Andrey Marcos Pinho da Silva (à esquerda) e aluno Guilherme da Cunha Belem (à direita) 

Por: Matheus Menezes - Estudante de Jornalismo 6º Período  

Supervisão: Ismael Carlos Bezerra dos Santos (Secretaria da Faculdade de Tecnologia)

Em outubro, a Ufam obteve um destaque histórico com a conquista do primeiro lugar no Congresso Brasileiro de Polímero, ocorrido em Campos do Jordão (SP). O premiado foi Guilherme da Cunha Belem, aluno do curso de Engenharia de Materiais da Faculdade de Tecnologia. A pesquisa do discente envolve o desenvolvimento de nanomateriais com aplicação biomédica, e sua participação no evento colocou a região Norte em destaque na área de desenvolvimento de biomateriais.

Desde 1991, o Congresso Brasileiro de Polímero é o principal evento técnico-científico sobre polímeros no Brasil, reunindo cerca de 1000 participantes, incluindo acadêmicos e profissionais do Brasil e exterior. O evento oferece palestras, oficinas e paineis sobre novas tecnologias na área de polímeros, sendo um espaço dedicado à exposição e premiação de produtos e equipamentos inovadores para o setor. 

O projeto de Guilherme desenvolveu uma tecnologia que consiste em uma nanofibra com a utilização do óleo de Copaíba e Aloe Vera, com aplicações biomédicas, destacando-se como uma inovação feita e vinda da Amazônia. Segundo o orientador, Prof. Dr. Andrey Marcos Pinho da Silva, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o reconhecimento nacional é gratificante considerando os obstáculos enfrentados durante a pesquisa. 

“Enquanto orientador, foi muito bom observar que a nossa tecnologia alcançou, de fato, destaque nacional, mesmo sem dispormos das melhores condições de fabricação do material, por conta de limitações de infraestrutura”, ressalta. 

Além disso, o docente afirma a importância do mérito para o Norte e para o cenário de pesquisa nacional dentro da área. “Destaco que o trabalho que realizamos é de grande relevância para o Brasil e acredito que representa um feito histórico para a região Norte”, destaca Andrey.

 Guilherme da Cunha Belem na premiação do Congresso Brasileiro de Polímero

Em clima de comemoração, Guilherme Belem destaca o orgulho de ter sido premiado em um dos eventos mais prestigiados nacionalmente dentro da área de Polímeros. “O prêmio do 18° CBPol representa, para mim, o reconhecimento de todo o esforço e dedicação ao longo do desenvolvimento do projeto. É uma conquista que reflete não apenas o meu comprometimento mas, também, o apoio de todos que contribuíram para o desenvolvimento do trabalho. Receber esse prêmio reforça minha motivação em seguir pesquisando”, afirma o discente. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página