Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > História
Início do conteúdo da página

História

Escrito por Administrador | Acessos: 9158

A Faculdade de Tecnologia (FT) teve sua origem na antiga Faculdade de Engenharia da Universidade do Amazonas (UA), criada pela lei federal 4.069-a, de 12 de junho de 1962. Em 1965 ocorreu a instalação solene da Faculdade de Engenharia, e também da universidade: Medicina, Odontologia e Farmácia. Já em 1966 a Faculdade de Engenharia iniciou suas atividades letivas, oferecendo, inicialmente, o curso de Engenharia Civil.

Com a perspectiva da introdução de outras graduações, em 1970 a Faculdade de Engenharia é extinta e, então, criada a Faculdade de Tecnologia, por meio do decreto nº 66.810 de 1970, tendo sido mantido o curso de Engenharia Civil, que permaneceu durante 10 anos como o único da unidade.

Finalmente, em 1976, a unidade acadêmica cria o seu segundo curso, o bacharelado em Engenharia Elétrica que foi seguido pelo curso de Desenho Industrial, em 1988 (em 2007 teve sua denominação alterada para Design) e pelos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia de Produção, ambos em 2003.

Em 2010, a partir do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), foram criados mais cinco cursos na unidade acadêmica: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais e Engenharia de Petróleo e Gás.

Desde sua criação oficial, em 1962, a Faculdade funcionou em diferentes instalações. O primeiro local de funcionamento da então Faculdade de Engenharia localizava-se em um prédio na esquina das Ruas Ferreira Pena e Ramos Ferreira, no Centro da Cidade, onde permaneceu entre os anos de 1965 e 1970.

 1º Prédio  da Faculdade  de Engenheira, Centro de Manaus

 

Em 1971 as atividades da Faculdade de Tecnologia foram transferidas para instalações localizadas na Rua Monsenhor Coutinho, esquina com avenida Epaminondas, também no Centro de Manaus, onde ficou até 1976.

2º Prédio da Faculdade de Tecnologia, Centro de Manaus

 

A partir do ano de 1977 a Faculdade passou a funcionar no Setor Sul do Campus Universitário, anteriormente chamado de mini-campus, local onde permaneceu até 1987.

3º local da Faculdade de Tecnologia, Setor Sul do Campus Universitário da Ufam, em Manaus

 

No ano de 1988 a Faculdade de Tecnologia mudou-se para o Setor Norte, onde se encontra até os dias atuais. A Unidade contava inicialmente com um bloco administrativo de dois andares (no qual também funcionava a biblioteca setorial) e alguns blocos de um pavimento destinados a laboratórios e salas de aula.

4º e atual endereço da Faculdade de Tecnologia, no Setor Norte do Campus Universitário

 

Em 2012 a Faculdade recebeu mais dois prédios de três andares construídos com recursos do REUNI , o bloco Engenheiro Nelson Ribeiro Porto, que conta com 28 salas de aula, e o bloco Servidora Ana Socorro Mota Figueiredo, que abriga a Direção e Secretarias da Unidade, além de salas de reuniões e 84 salas de professores.

Ainda em 2012, o Conselho de Administração (Consad) da Ufam, aprovou, por meio da Resolução 018, de 24 de setembro de 2012:

1. A extinção dos Departamentos de Construção, de Hidraúlica e Saneamento, de Geotecnia e Transporte, e de Eletrônica;

2. A criação dos Departamentos de Engenharia Civil, de Eletrônica e Computação, de Engenharia de Produção, de Engenharia Mecânica, de Engenharia de Materiais, de Engenharia de Petróleo e Gás, de Engenharia Química, e de de Arquitetura e Urbanismo.

3. A manutenção dos Departamentos de Design e Expressão Gráfica, e de Eletricidade. 

 

Expansão da Faculdade de Tecnologia

 

Fontes:

BRITO, Rosa Mendonça Brito de. 100 anos Ufam. Edua. 2009.

Documentário sobre os 50 anos da Faculdade de Tecnologia.

 

 

 Atos Normativos (Resoluções) de institucionalização de Departamentos Acadêmicos, Coordenações, Cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação

 

Resolução nº 049/1973 CONSUNI: Faculdade de Engenharia passa a denominar Faculdade de Tecnologia (FT)

Resolução nº 029/1978 CONSUNI: CRIA o Departamento de Eletricidade integrado à Faculdade de Tecnologia (FT)

Resolução nº 005/1983 CONSUNI: CRIA e Autoriza o funcionamento do Curso de Programa de Mestrado em Tecnologia de Alimentos e Nutrição (FT);

Resolução nº 008/1986 CONSUNI: CRIA o Departamento de Eletrônica e Telecomunicação integrado à Faculdade de Tecnologia (FT);

Resolução nº 011/1990 CONSEPE: APROVA a Implantação do Escritório - Escola da Faculdade de Tecnologia (FT)

Resolução nº 001/1991 CONSUNI: CRIA o Departamento de Design e Expressão Gráfica da Faculdade de Tecnologia (FT);

Resolução nº 029/2004 CONSEPE: APROVA e Regulamenta o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica, e CRIA as habilitações em Telecomunicações, Eletrônica e Eletrotécnica.

Resolução nº 008/2006 CONSUNI: HOMOLOGA a Criação do Curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia de Produção do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção;

Resolução nº 008/2008 CONSUNI: HOMOLOGA a criação do Programa de Pós-graduação em Planejamento Integrado de Recursos da Amazônia (Mestrado) e seu Regimento Interno

Resolução nº 58/2010 CONSEPE: TRANSFORMA o Curso de Engenharia Elétrica - Bacharelado, com 56 (cinquenta e seis) vagas, turno diurno, em Engenharia Elétrica - Eletrônica (Bacharelado) com 20 (vinte) vagas, turno diurno, Engenharia Elétrica - Eletrotécnica (Bacharelado) com 20 (vinte) vagas, turno diurno, e Engenharia Elétrica - Telecomunicações (Bacharelado) com 20 (vinte) vagas, turno diurno, vinculados à Faculdade de Tecnologia, com ingresso inicial no primeiro semetre letivo de 2011, e MIGRA, conforme termo de opção, os alunos que ingressaram no Curso de Engenharia Elétrica, até o ano de 2010, para um dos cursos descritos anteriormente; e

Resolução nº 018/2012 CONSAD:  I. Extingue os Departamentos de Construção, de Hidraúlica e Saneamento, de Geotecnia e Transporte, e de Eletrônica; II. Cria os Departamentos de Engenharia Civil, de Eletrônica e Computação, de Engenharia de Produção, de Engenharia Mecânica, de Engenharia de Materiais, de Engenharia de Petróleo e Gás, de Engenharia Química, e de de Arquitetura e Urbanismo; e III. Mantêm os Departamentos de Design e Expressão Gráfica, e de Eletricidade. 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página