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Faculdade de Tecnologia possui corpo técnico formado por Especialistas, Mestres e Doutores

  • Escrito por Administrador
  • Publicado: Quarta, 29 de Outubro de 2025, 16h30
  • Última atualização em Quarta, 29 de Outubro de 2025, 16h44

Por: Laila Sevalho, Matheus Menezes e Manuela Saraiva - Estudantes de Jornalismo 6º Período  

Supervisão: Ismael Carlos Bezerra dos Santos (Secretaria da Faculdade de Tecnologia)

 

Nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), não são apenas os equipamentos que estão em constante atualização. Os servidores públicos das universidades e institutos federais também precisam se capacitar, para melhor atender as expectativas do seu principal público: estudantes. Em meio aos trabalhos administrativos e de laboratório, estão os servidores Técnicos administrativos em Educação (TAE), que buscam se atualizar academicamente, como forma de melhor prestar um serviço público de qualidade, além do crescimento profissional e na carreira.  Mas afinal, o que são os cargos de TAEs e quais são suas funções? 

Os técnicos-administrativos em educação são cargos efetivos que integram o quadro de pessoal das instituições federais de ensino, conforme estabelecido pela Lei Nº 11.091/2005. Estes cargos são destinados a profissionais que desempenham atividades administrativas e de apoio nas instituições federais de ensino vinculadas ao Ministério da Educação. A lei define que o regime jurídico desses cargos é o instituído pela Lei nº 8.112/1990, e que a investidura nos cargos ocorre mediante aprovação em concurso público.

Ainda segundo a Lei Nº 11.091/2005, juntamente com a Nota técnica 13.384/2017, a função principal de um técnico-administrativo em educação nas instituições federais de ensino é apoiar tecnicamente as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Isso inclui planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades inerentes ao apoio técnico-administrativo ao ensino, bem como as atividades técnico-administrativas inerentes à pesquisa e à extensão. Além disso, esses profissionais executam tarefas específicas, utilizando-se de recursos materiais, financeiros e outros disponíveis na instituição, para assegurar a eficiência, eficácia e efetividade das atividades educacionais.

A descrição dos cargos, com seus requisitos de qualificação (escolaridade), e as atividades típicas, estão elencadas no Ofício Circular nº 015/2005 do Ministério da Educação.   

 

Corpo Técnico da Faculdade de Tecnologia

Atualmente, a Faculdade de Tecnologia possui 41 servidores TAE ativos, sendo 14 lotados em setores administrativos e 27 em laboratórios. Um Levantamento feito no site da Faculdade de Tecnologia demonstrou o nível de escolaridade desses servidores da unidade. O resultado revela um cenário positivo de qualificação, e em constante crescimento entre os técnicos. 

Mais da metade dos servidores já possui formação em nível de pós-graduação, sendo 13 especialistas, 11 mestres e 3 doutores. Além disso, cinco estão atualmente em processo de qualificação, com três cursando mestrado e dois, doutorado. Tal fato reforça o compromisso dos TAEs com a formação contínua.

O gráfico a seguir resume os dados levantados:

 

 

Em meio aos números estão histórias de servidores técnicos que veem a pós-graduação como uma oportunidade de atualização profissional, amadurecimento acadêmico e crescimento na carreira. Para entender melhor essa trajetória, três TAEs da Faculdade de Tecnologia compartilharam um pouco das suas motivações, desafios e conquistas.

 

Wanderson Veras da Silva obteve em 2025 o título de Mestre

TAE Wanderson da Silva (esquerda) ao lado do seu orientador, Prof. José Costa (UEA). Reprodução: Arquivo pessoal.

O técnico Wanderson Veras da Silva, de 39 anos, tem 11 anos de serviço público, é Graduado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Amazonas (Ifam), e possui especialização em Processos e Tecnologias de Fabricação Mecânica pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Em junho de 2025, ele concluiu o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais (PPGCEM) da Ufam. A pesquisa, orientada pelo professor José Costa (UEA), teve como foco a Adição de Nanopartículas de Cobre a uma Liga Eutética de Estanho e Bismuto.

Para Wanderson, a qualificação foi essencial tanto para o crescimento profissional quanto para aprimorar o atendimento técnico prestado à comunidade acadêmica. “Quis me qualificar melhor, me preparar para atender com mais qualidade os alunos de pesquisa nos laboratórios, e também para minha progressão como servidor público.” 

Ele destaca que a jornada do mestrado é desafiadora, mas possível para quem persiste. “Na mecânica, existe uma propriedade chamada resiliência. Só quem tem resiliência consegue atingir seus objetivos. Se não tiver, não chega onde quer. Meu conselho aos colegas é: façam, persistam, insistam.” 

Wanderson ressalta ainda que o apoio institucional da Ufam é essencial para ampliar o acesso dos técnicos à pós-graduação, por meio da criação de vagas específicas para a categoria “ Não se trata de facilitar, mas sim de apoiar o técnico em sua qualificação”, explica o TAE.

 

Juliana Pereira da Silva está em busca do Doutorado 

Juliana Pereira da Silva, doutoranda e TAE da Faculdade de Tecnologia. Registro: Arquivo pessoal

Juliana Pereira da Silva é TAE de laboratório no Departamento de Engenharia de Materiais. Com oito anos de atuação na instituição, possui graduação em Engenharia Química (2018) e Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais (2021). Atualmente, cursa o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Ufam, com a pesquisa sobre a síntese e caracterização de materiais poliméricos para aplicação em componentes de dispositivos de armazenamento de energia.

Para ela, o afastamento trouxe uma oportunidade de crescimento em sua carreira e também  de contribuição institucional. Seguir no caminho da pós-graduação faz muito sentido, ainda mais porque temos incentivo por parte da instituição para nos qualificarmos. Ter um título pode nos dar acesso a mais oportunidades na carreira profissional.

Juliana explica que o exercício nos laboratórios foi decisivo para definir a linha de pesquisa do Doutorado. “Quando entrei no laboratório como técnica, passei a conhecer mais sobre a Ciência de Materiais e vi como está muito interligada com a minha área de formação, como técnica em química e engenheira química. Sempre achei um tema muito interessante e promissor.”

 

 Samuel de Souza Feitoza, mestrando no Programa de Pós-graduação em Química da Ufam 

Com 11 anos de atuação na Ufam, o técnico  Samuel de Souza Feitoza é outro servidor que está em busca do avanço profissional por meio da pós-graduação. Ele é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Química da Ufam e pesquisa um tema relevante: A presença de micro plásticos nas microbacias e rios de Manaus. “Meu trabalho está na linha de métodos analíticos e estudos ambientais. Estou fazendo um estudo sobre identificação química e quantificação de microplásticos.”

Samuel destaca ainda que o conhecimento adquirido no mestrado, contribuirá, diretamente, para o trabalho no laboratório. “Vejo que vai ajudar no dia a dia com os alunos de Engenharia Química, durante as pesquisas.”

Com uma trajetória marcada pela persistência, ele deixa um conselho aos colegas que desejam seguir o caminho da pós-graduação: Seja persistente e, quando for aprovado,  seja resiliente. Cuide da sua saúde mental pois vai precisar.”      

Além dos servidores entrevistados, a Secretaria da FT enviou e-mail para os demais técnicos, convidando-os a participarem desta matéria. Os técnicos-administrativos abaixo relacionados, aceitaram compartilhar suas formações acadêmicas e tempo de serviço*: 

*Tempo de serviço público em setembro de 2025. 

 

Compromisso com a Faculdade de Tecnologia

Para o Diretor da Faculdade de Tecnologia da Ufam, Prof. Dr. João Caldas do Lago Neto, "a crescente capacitação dos técnicos da FT, à nível de pós-graduação, mostra o compromisso da categoria em prestar um atendimento de excelência para a comunidade acadêmica. A Direção da FT apoia e valoriza toda iniciativa dos técnicos voltada para o seu crescimento acadêmico e na carreira. Ganha a Faculdade de Tecnologia. Ganha a sociedade". 

 

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