Abertura do 'Dia do Engenheiro Químico' aborda sobre inovação sustentável e desafios do mercado
Por: Laila Sevalho e Matheus Menezes- Estudantes de jornalismo 6º período
Supervisão: Ismael Carlos Bezerra dos Santos (Secretaria da Faculdade de Tecnologia)
Nesta quarta-feira (24/08), foi realizada a abertura da programação do Dia do Engenheiro Químico, que neste ano tem como tema “Engenharia Química Verde: Inovação para um futuro sustentável”. Para a discente Fernanda Lúcia, presidente do centro acadêmico do curso e uma das organizadoras do evento, a iniciativa reforça a importância da sustentabilidade na formação de futuros profissionais “É fundamental considerar o que produzimos e como isso impacta as futuras gerações. Por isso, a Engenharia Química trouxe esta proposta, com palestras abordando diferentes vertentes”, afirmou.
A primeira atividade do evento foi a palestra “Engenharia Química em ação”, apresentada pela equipe da empresa júnior ReatEQ. Fundada em 2018 por discentes do curso de Engenharia Química da Ufam, a ReatEQ é uma associação sem fins lucrativos que tem como finalidade promover a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, estabelecendo uma ponte entre a formação acadêmica e as experiências do mercado de trabalho. Camilly Paiva, presidente da ReaTEQ, ressaltou a abrangência dos ensinamentos adquiridos através da empresa júnior, destacando a influência acadêmica nos processos seletivos profissionais. “Na RealTEQ não se lida apenas com o desenvolvimento dos processos, também presenciamos o lado de marketing, gestão de pessoas e outros, ou seja, você sai da empresa júnior preparado para todos os âmbitos do mercado de trabalho.”
Na sequência, a doutora Gabrielle Santos, analista de materiais e processos da Tutiplast Indústria e Comércio LTDA e egressa de Engenharia de Materiais da Ufam, ministrou a palestra “Da floresta à indústria: inovação em biomateriais e descarbonização”. Em entrevista, destacou a satisfação de retornar à universidade e reforçou a relevância da pesquisa acadêmica para a sociedade: “É possível aplicar tudo o que aprendemos na sociedade, trazendo um retorno para aquilo que desenvolvemos dentro da indústria”, afirmou.
O encerramento do dia ficou por conta da palestra “Biocombustível: A energia do Amanhã”, conduzida pelo professor doutor Douglas Alberto Rocha de Castro. Em sua apresentação, o docente ressaltou o perfil do egresso em Engenharia, destacando a amplitude do exercício profissional e os caminhos para a empregabilidade no setor. Douglas detalhou ainda etapas que vão desde a concepção e o projeto até a operação, enfatizando que “a engenharia não existe sem inovação”, e frisou a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no planejamento da energia do futuro, com atenção à bioenergia como vetor estratégico.
O evento segue até amanhã (25/08), com uma programação diversificada que inclui um mini-curso, palestras e outras atividades voltadas à inovação e à sustentabilidade na Engenharia Química.
Redes Sociais