Simpósio regional de Geossintéticos na FT é destaque em site internacional
No período de 05 a 08 de novembro de 2024, a Faculdade de Tecnologia foi palco de dois grandes eventos: a sétima edição do Programa Educando Educadores e o primeiro Simpósio Regional de Geossintéticos na cidade de Manaus. No dia 01 de abril de 2025, o Simpósio foi destaque na página eletrônica da Sociedade Internacional de Geossintéticos, com o tema 'Northern Brazil’s Geosynthetics Needs Explored At Geossint North' (Necessidades de geossintéticos do norte do Brasil são exploradas na Geossint North), e pode ser conferida no seguinte endereço: https://www.geosyntheticssociety.org/northern-brazils-geosynthetics-needs-explored-at-geossint-north/.
Para o Professor Doutor Matheus Pena da Silva e Silva, Chefe do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia, e um dos organizadores do evento em Manaus, a publicação do evento em um site internacional, representa um marco para a Faculdade de Tecnologia. "A presença do evento Geossint Norte na página oficial da Sociedade Internacional de Geossintéticos (IGS) representa um marco significativo para a Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (FT/UFAM), para o curso de Engenharia Civil e para toda a região Norte do Brasil. Esse reconhecimento internacional reforça a relevância do nosso trabalho em promover o conhecimento sobre Geossintéticos em um contexto geotécnico desafiador, como o da Amazônia. Nosso objetivo sempre foi estimular o desenvolvimento científico e tecnológico na área de Geossintéticos, capacitando profissionais e estreitando a academia com o setor produtivo."
Ainda para o docente, a publicação no site demonstra iniciativa e protagonismo da FT aos olhos da Sociedade Internacional de Geossintéticos, e abre para novas oportunidades. "O destaque dado pela IGS ao Geossint-North evidencia a importância da nossa iniciativa e fortalece o protagonismo da FT/UFAM no cenário nacional e internacional da engenharia geotécnica. A visibilidade alcançada pelo evento abre portas para novas colaborações, investimentos e pesquisas, impactando diretamente a formação de nossos alunos e o desenvolvimento de soluções sustentáveis para a infraestrutura na Amazônia. Esse reconhecimento é fruto do esforço coletivo de professores, alunos, empresas e instituições parceiras, e nos motiva a continuar promovendo eventos de alta qualidade para a região", destaca o Professor Matheus Pena da Silva e Silva.
Redes Sociais