Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Carbeto de Silício é Tema de Seminário na Faculdade de Tecnologia sobre Semicondutores
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Carbeto de Silício é Tema de Seminário na Faculdade de Tecnologia sobre Semicondutores

  • Escrito por Administrador
  • Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2024, 22h40
  • Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2024, 08h20

Grupo de pesquisa em Semicondutores da Faculdade de Tecnologia participou do evento

Foto: Instituto Eldorado

O Carbeto de Silício foi tema de evento no mês de agosto na Faculdade de Tecnologia (FT), em parceria com o Instituto Eldorado. Realizado no dia 22, o Seminário "Semicondutores no Brasil: Explorando tendências tecnológicas do Carbeto de Silício e oportunidades para o Polo Industrial de Manaus (PIM)"foi uma oportunidade de encontro entre profissionais e sociedade, para a troca de conhecimentos e experiências sobre como o Carbeto de Silício (SiC) está transformando o cenário dos semicondutores, a partir de aplicações práticas e inovadoras em projetos para alcançar novos níveis de eficiência e desempenho energético, como, por exemplo, carros elétricos (EV) e sistemas fotovoltaicos. 

Segundo o professor Carlos Augusto de Moraes Cruz, do Departamento de Eletrônica e Computação da Faculdade de Tecnologia, o SiC se destaca em relação ao Silício. “O foco está no desenvolvimento de circuitos utilizando a tecnologia de Carbeto de Silício, que se destaca por sua aplicabilidade em circuitos de alta potência e em condições críticas de temperatura e radiação, onde tecnologias baseadas apenas em Silício não oferecem a resiliência necessária”, explica o pesquisador, que no Seminário palestrou sobre novas aplicações que podem ser desenvolvidas com tecnologias de Carbeto de Silício.    

Professora Sheila Cordeiro Mota (à esquerda), Diretora em Exercício da Faculdade de Tecnologia.

Foto: Instituto Eldorado

 

Grupo de pesquisa em Semicondutores na Faculdade de Tecnologia

O Seminário realizado no Auditório Rio Jutai na Faculdade de Tecnologia, aproximou pesquisadores de diversas instituições presentes no evento, envolvida em pesquisas de semicondutores, com o único grupo de pesquisa em semicondutores, consolidado na Região Norte, chamado “Dispositivos Semicondutores e Aplicações”, coordenado pelo professor  Carlos Augusto de Moraes Cruz, e tendo como vice-coordenador o professor Eduardo Adriano Cotta,  do Departamento de Física (DFis) do Instituto de Ciências Exatas da Ufam, e como membros os professores Thiago Britto Bezerra e Greicy Costa Marques, ambos do Departamento de Eletrônica e Computação (Dtec), da Faculdade de Tecnologia.

O Grupo de Pesquisa também conta com demais professores e alunos do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE-FT), do Dtec, e dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação da Faculdade de Tecnologia.

“Desde a sua criação, em 2019, o Grupo já produziu mais de uma dezena de trabalhos de mestrado e publicações relevantes na área. Atualmente, conta com um grupo de doutorandos que devem defender suas teses em breve. A contribuição desse Grupo de Pesquisa para a formação de mão de obra qualificada e para a pesquisa de alto nível em semicondutores para o Polo Industrial de Manaus (PIM) é ímpar em toda a região Norte do Brasil”, destaca o Coordenador.  

Ao Centro, Professor Carlos Augusto de Moraes Cruz. Foto: Instituto Eldorado

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página