Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Artigo de docente da Faculdade de Tecnologia ganha prêmio em evento internacional de Engenharia de Software
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Artigo de docente da Faculdade de Tecnologia ganha prêmio em evento internacional de Engenharia de Software

  • Escrito por Ismael dos Santos
  • Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2023, 13h08
  • Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2023, 09h48

O professor Lucas Carvalho Cordeiro, do Departamento de Eletrônica e Computação da Faculdade de Tecnologia, e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica - PPGEE da Ufam, teve seu artigo premiado como o mais influencial (Most Influential Paper - MIP) em uma conferência de Engenharia de Software, chamada EEE/ACM International Conference on Automated Software Engineering (ASE) 2023, realizado entre os dias 11 e 15 de setembro, em Luxemburgo, país europeu.

O artigo selecionado como MIP foi o primeiro que o docente publicou no seu período de doutoramento (2008-2011), sob orientação do professor Bernd Fischer, na Universidade de Southampton, Reino Unido, e aborda a confiabilidade de sistemas de software. "O artigo premiado descreve métodos e algoritmos para garantir a confiabilidade de sistemas de software. Em especial, os métodos e algoritmos propostos nesse artigo foram usados por vários grupos de pesquisa e empresas. Por exemplo, se o seu laptop ou computador pessoal usa o processador da Intel, os métodos e algoritmos descritos nesse artigo foram usados para garantir a segurança do firmware que executa no seu processador", explica Lucas Cordeiro. Confira o artigo completo: https://lnkd.in/dwi7Uy27

Em 2009, a conferência ASE recebeu 220 artigos, mas somente 38 foram aceitos como artigos completos, dentre eles, o do professor Lucas Carvalho Cordeiro. Após avaliação, a pesquisa do docente foi considerada a mais influencial entre os artigos completos. "Esse prêmio é um reconhecimento de realizações notáveis em engenharia de software, métodos formais e segurança de computadores. Por exemplo, essa premiação destaca o impacto duradouro do nosso artigo na academia/indústria, inspirando mais pesquisas e padrões industriais. Quando a comunidade nos homenageia com o prêmio de artigo mais influencial, ela reconhece nosso trabalho como uma contribuição distinta e influente para a área. Esses prêmios enfatizam coletivamente nossa excelência consistente, demonstrando nossa dedicação ao avanço de nosso campo de pesquisa e aplicações práticas", destaca o Docente. 

O artigo premiado, juntamente com a sua versão estendida, publicada no periódico TSE 2011 (https://lnkd.in/daYNvWi9) e as contribuições apresentadas no ICSE 2011 constituíram coletivamente os pilares fundamentais da sua tese de doutorado (https://eprints.soton.ac.uk/186011/) e moldaram a sua temática de pesquisa em ferramentas de teste, verificação e síntese de software.

Outras premiações na área de confiabilidade de sistemas de software

Além do artigo do ASE 2009, os artigos TSE 2011 e ICSE 2011 (premiado com o Distinguished Paper Award no ICSE 2011, https://lnkd.in/djWmhgXS), que descrevem a ferramenta ESBMC (https://lnkd.in/di2SyFTq), levaram o docente à conquista de duas medalhas de ouro e uma medalha de bronze na primeira edição da Competição Internacional de Verificação de Software 2012 (https://lnkd.in/dB5i2iXY) realizada na 18th International Conference on Tools and Algorithms for the Construction and Analysis of Systems (TACAS), em 2012  (https://lnkd.in/dTx_Sv92).

Sobre a Conferência

O 38th IEEE/ACM International Conference on Automated Software Engineering (ASE 2023) é uma das maiores conferências em Engenharia de Software, ranqueada no estrato superior da Qualis (A1). Realizada todos os anos, o evento reúne pesquisadores e profissionais da academia e da indústria, para discutir fundamentos, técnicas e ferramentas para automatizar a análise, projeto, implementação, teste e manutenção de grandes sistemas de software.

 

Com informações do PPGEE-Ufam: https://ppgee.ufam.edu.br/ultimas-noticias/199-artigo-de-docente-do-ppgee-ufam-ganhou-o-premio-most-influential-paper-mip-no-evento-ieee-acm-international-conference-on-automated-software-engineering-ase-2023.html

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página