Mestrado em Engenharia Mecânica e Doutorado em Engenharia de Materiais na FT são aprovados pela Capes
Três novos cursos de doutorado e quatro novos cursos de mestrado vão passar a ser ofertados pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) a partir do segundo semestre deste ano. O resultado da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) foi publicado nessa quarta-feira (7) e pode ser acessado na página da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Na Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas, aparecem como novidade os cursos de Doutorado em Engenharia de Materiais e o Mestrado em Engenharia Mecânica. "Entre esses resultados, nós vimos que aprovamos sete propostas. Nós enviamos um total de vinte. Dentro dessas sete, nós aprovamos dois doutorados, quatro mestrados”, comentou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação em Exercício da Ufam, Doutora Adriana Malheiro Alle Marie.
Segundo Adriana, os editais dos novos cursos serão publicados no segundo semestre deste ano. “A gente já deve liberar esses editais no segundo semestre, a partir de agosto, para que essas pessoas interessadas possam concorrer e iniciar o curso em 2024”. De acordo com o reitor da Ufam, Sylvio Puga, a aprovação de criação dos novos cursos é um ganho para toda a comunidade. "Aquela pessoa que eventualmente iria para outro estado fazer esse curso, agora tem a oportunidade de fazer no nosso Estado. Eu penso que isso é muito importante para a sociedade como um todo", destacou. Para Puga, o resultado também mostra maturidade do corpo docente da Ufam.
Sobre os resultados da APCN
Os resultados do primeiro conjunto da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) foram publicados nesta quarta-feira (7) após a análise do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) – membros da comunidade científica eleitos pelos pares , realizada de 22 a 26 de maio. Os resultados são referentes aos documentos apresentados de acordo com a portaria Nº 150, de 4 de agosto de 2022, e seguindo o calendário definido na Portaria Nº 209, de 18 de outubro de 2022. O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) recebeu 1.054 propostas. Aquelas que ainda não foram analisadas pelo colegiado serão avaliadas ao longo do ano, de acordo com o calendário das reuniões.
A APCN é a primeira etapa para a criação de um curso de pós-graduação stricto sensu regular. Na avaliação são consideradas a adequação ao desenvolvimento regional e nacional e a importância socioeconômica do curso, além da comprovação de competência e qualificação acadêmica, didática e científica. Outros aspectos observados são a infraestrutura de ensino e pesquisa, o quadro de professores e o acesso a equipamentos de informática atualizados, com internet, base de dados e fontes de informação multimídia. A lista pode ser acessada clicando aqui.
* Matéria publicada originalmente em https://www.acritica.com/manaus/conselho-aprova-criac-o-de-novos-cursos-de-mestrado-e-doutorado-na-ufam-1.307282 por Karol Rocha
Redes Sociais