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Eleição para os Conselhos Superiores da Ufam acontecerá dia 15, de forma digital

  • Escrito por Marcus Augusto da Silva Cordeiro
  • Publicado: Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 22h04
  • Última atualização em Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 22h05

A Consulta para decidir os novos membros dos Conselhos superiores da UFAM ocorre, dia 15 de dezembro, das 7h às 20h, online, por meio do Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas (SAELE) na página da Comissão Eleitoral. De acordo com o presidente da Comissão, professor Jorge Campos, a mediação online pode ampliar a participação da comunidade acadêmica. “Por ser uma eleição online e, em geral, as pessoas têm internet em casa ou no celular, elas poderão participar do processo eleitoral. É democrático e destaco que todos, em especial os nossos colegas aposentados, poderão participar do pleito de forma segura, fácil e interativa. Nós convidamos a toda a comunidade acadêmica apta a votar para fazer parte desse momento importante de escolha daqueles que vão pensar e decidir sobre o destino da nossa Universidade. Nossa expectativa é que haja uma participação massiva devido a votação online”, enfatizou.

O professor lembrou ainda que esse é o primeiro pleito nesses moldes. “Entendemos a nossa responsabilidade, enquanto Comissão Eleitoral, por estarmos fazendo a primeira consulta à comunidade acadêmica para os novos membros dos Conselhos Superiores de forma virtual. Essa experiência pode servir de base para futuros pleitos”, disse.

O diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), servidor Jorge Carlos Magno, explicou que o Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas (SAELE) está disponível desde outubro de 2011 no Portal de Software Público. “A opção pela utilização deste software da Ufam reflete a busca à eficiência com base no princípio da colaboração, compartilhamento, cooperação, padrões abertos, licenciamento livre e prestação de serviços à sociedade. O sistema SAELE é um sistema consolidado, e esperamos disponibilizar mais esse serviço digital de forma a atender a esse processo de forma eficiente, rápida e segura na Universidade”, disse.

Sobre o SAELE

O Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas (SAELE) foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e as etapas do processo são geração de lista Preliminar de docentes, técnico administrativo e discentes aptos ao voto; validação da Relação de eleitores aptos ao voto pela Comissão; carga e conferência de eleitores validados pela Comissão no Sistema SAELE; preparação e configuração para simulação da Comissão do sistema SAELE; simulação e validação do Sistema com carga de eleitores pelas Unidades e Comissão e realizar zerésima em conjunto com a Comissão Eleitoral e disponibilização do sistema para processo eleitoral.

Sobre a Consulta

Foram homologadas duas inscrições da comunidade externa, 30 inscrições de técnico-administrativos em educação, 48 candidaturas docentes, 44 candidaturas discentes e foram indeferidas sete inscrições. Confira todas as Inscrições de Candidaturas Homologadas.

Serão escolhidos para atuação junto ao Conselho Universitário (CONSUNI) 23 representantes docentes, sendo um representante de cada unidade acadêmica; nove representantes discentes; nove representantes do corpo técnico-administrativo e dois representantes da sociedade civil. Para atuação junto ao Conselho de Administração (CONSAD), serão escolhidos quatro representantes discentes e sete representantes do corpo técnico-administrativo. Já para atuação junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) serão escolhidos sete representantes discentes e quatro representantes do corpo técnico-administrativo. Além dos titulares escolhidos, serão considerados suplentes de cada categoria, em ordem decrescente de votos, os candidatos que não obtiverem classificação para ocupação da vaga.

De acordo com o Edital de Chamamento Público nº 30/2020, no dia 22 de dezembro, será enviado ao Presidente do Consuni o resultado do pleito. Mais informações ou dúvidas relacionadas ao processo de eleição devem ser enviadas para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Informações Importantes


Dia da Eleição: 15 de dezembro de 07 às 20h – horário de Manaus

🖥️
Sistema da Eleição: Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas SAELE – não precisa de instalação.

🔑
Como acessar o sistema: no dia da votação, acessar a página da comissão eleitoral (https://ufam.edu.br/conselhos-superiores.html) e clicar no link VOTAÇÃO ON LINE. Através de seu CPF, o sistema já encaminha para a categoria que o eleitor pertence (técnico administrativo, docente ou discente) e já irá disponibilizar os links para as votações correspondentes, para o CONSAD, CONSEPE e CONSUNI. Os links estarão disponíveis somente no dia da eleição.

💡
Validação de credenciais: está disponível neste link (https://credenciamento.ufam.edu.br/home/index) o teste de acesso. É importante que todo o eleitor faça o teste para assegurar que o login e senha funcionam e, no caso dos docentes, para verificar se estão também alocados na sua unidade acadêmica. O link para validação ou geração de credencial ficará disponível até o dia 11/12.
Login e senha: os mesmos do Ecampus ou SEI. Em caso de esquecer a senha ou não estar cadastrado: o próprio sistema de validação encaminha o usuário para gerar nova senha ou cadastro.

Como votar: Discentes e TAEs votam em um representante para cada um dos conselhos: CONSAD, CONSUNI e CONSEPE. Docentes votam em um representante da sua Unidade Acadêmica para o CONSUNI. E todos votam em um representante da comunidade externa, inclusive docentes lotados no CED. A lista dos candidatos é nominal e está disponível na página da comissão.

Quem vota: discentes de graduação, pós-graduação (stricto sensu) da UFAM e residentes do HUGV, além dos servidores do quadro da FUA ativos e aposentados.

Onde votar: através de um computador ou celular com acesso à Internet. Mesmo que o eleitor não esteja no Amazonas.
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Quaisquer problemas ou dúvidas podem ser encaminhados para o e-mail da comissão eleitoral O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

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