Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Faculdade de Tecnologia outorga grau para 96 discentes de doze cursos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Faculdade de Tecnologia outorga grau para 96 discentes de doze cursos

  • Escrito por Ismael dos Santos
  • Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2020, 23h17
  • Última atualização em Quarta, 10 de Junho de 2020, 23h59

Por Irina Coelho
Equipe Ascom Ufam

 

O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, na manhã desta terça-feira, 9, por videoconferência, outorgou grau a distância para 96 graduandos do segundo semestre de 2019 dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia da Computação, Engenharia de Petróleo e Gás, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. Foram feitas duas solenidades, 9h e 11h, transmitidas ao vivo pelo canal da Assessoria de Comunicação da Ufam no YouTube.   

Os primeiros alunos da Faculdade de Tecnologia (FT) a receberem o grau foram os de Arquitetura e Urbanismo, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais e Engenharia Química. Além do reitor da Ufam, compuseram a mesa virtual o diretor da FT, professor João Caldas do Lago Neto; pró-reitor de Ensino e Graduação, professor Davi Lopes; paraninfo do curso de Arquitetura e Urbanismo, professor José Carlos Bonetti; coordenadora e paraninfa do curso de Design, professora Sheila Cordeiro Mota; paraninfo do curso de Engenharia Civil, professor Wagner Queiroz Silva; coordenador e paraninfo do curso de Engenharia de Materiais, professor Jean Carlos Silva Andrade e o paraninfo do curso de Engenharia de Química, professor Nazareno de Pina Braga.

Na segunda cerimônia, realizada às 11h, foi a vez dos alunos dos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia de Petróleo e Gás, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica receberem o grau do reitor Sylvio Puga. Fizeram parte da mesa virtual o diretor da FT, professor João Caldas do Lago Neto; pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Davi Lopes Neto; paraninfo de Engenharia da Computação, professor Miguel Grimm do Nascimento; paraninfo do curso de Engenharia se Petróleo e Gás, professor Sávio Raider Matos Sarkis; paraninfa de Engenharia de Produção, professora Gabriela de Mattos Veroneze; paraninfo do curso de Engenharia Elétrica, professor Florindo Antonio de Carvalho Ayres Junior e o coordenador e paraninfo de Engenharia Mecânica, professor Daniel De Santana Chuí.

Reinventar

O reitor Sylvio Puga, em seu pronunciamento, lembrou que os egressos serão protagonistas nas suas áreas e têm como missão um desafio, que é coletivo, de mudar e se reinventar. “Nós estamos vivendo mudanças de paradigmas e os senhores tiveram acesso aos professores e às ferramentas adequadas para passar por qualquer situação. Vocês estão preparados para enfrentar os desafios profissionais e pessoais nesta nova etapa e neste novo mundo, pós-pandemia. A Ufam coloca à disposição da sociedade os melhores profissionais do Estado, em diferentes áreas, certa de que essa solenidade não é uma despedida, uma ruptura, e sim um passo para o amadurecimento de vocês. A Ufam estará sempre aberta para recebê-los e agora, mais do que nunca, vocês fazem parte da história da FT por ser a primeira turma a colar grau de forma remota”, enfatizou. 

Potencial da área da área das Tecnologias

O diretor da FT, professor João Caldas do Lago Neto, iniciou sua fala parabenizando os recém-formados e lembrando do papel que a área das Tecnologias tem para a sociedade, sobretudo, nesse contexto de transformação social. “Vocês precisam pensar em fazer o melhor no momento presente, apesar das dificuldades. A vida profissional de vocês, mais do que nunca, vai exigir trabalho e dedicação. Façam valer a pena, encontrem os caminhos certos, tracem objetivos a serem alcançados para ter melhor chance de ser concretizado, que o sucesso é consequência”, contou.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Davi Lopes Neto, lembrou da grandiosidade do dia e do protagonismo dos formandos durante o percurso. “O juramento realizado nesta manhã é mais do que simbólico, é um ato de auto-responsabilidade, compromisso ético e dever profissional. Sigam todos os preceitos aqui colocados com agir ético e moral para prover o exercício profissional com qualidade. Desejo a todos sucesso na vida profissional e pessoal”, falou o pró-reitor.     

Primeira Solenidade (Disponível no Youtube)

O engenheiro civil e orador das turmas de Arquitetura e Urbanismo, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais e Engenharia Química, Renan Araujo Miranda, refez o caminho trilhado pelos egressos, desde a aprovação no vestibular, o nervosismo de iniciar um novo ciclo até a colação de grau remota. Agradeceu ao empenho dos professores, colegas de aula e apoio dos familiares durante a trajetória. “A entrada no Auditório Eulálio Chaves foi sonhada, planejada e não ocorreu, mas isso, de forma alguma, tira o mérito e o brilho da nossa vitória. Chegamos ao mercado de trabalho em um momento delicado, mas sabemos que podemos superar mais este obstáculo. Na Ufam, nós crescemos, amadurecemos, mudamos e nos tornamos pessoas melhores e, agora, profissionais capazes mudar Manaus, o Amazonas e também o Brasil. Encerro desejando muito sucesso à todos nós”, disse o engenheiro. 

A paraninfa oradora, professora Sheila Cordeiro Mota, focou o seu discurso na possibilidade de nos reinventarmos frente ao contexto vivido. “Toda nova situação tem incertezas, encerrar ciclos gera incertezas, mas precisamos ter coragem, sabedoria interior e autoconsciência para sejamos eficientes com a gente mesmo sem nos auto sabotar. Não esperem somente a oportunidade perfeita, corram o risco da oportunidade certa. O aprendizado também está nos obstáculos. O mais significativo aprendizado está na maneira com que lidamos com as frustrações e isso se chama sabedoria.  Sejam agentes de transformação para o bem da humanidade e lembrem-se que o diploma que vocês carregam tem um pouca alma de todos que contribuíram para a formação de vocês”, enfatizou a professora.             

Segunda Solenidade (Disponível no Youtube)

A oradora dos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia de Petróleo e Gás, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, bacharela Andreza de Melo Bonfim, emocionada, destacou o momento delicado da pandemia e o papel das mulheres nas áreas das Engenharias. “A colação remota não tira o nosso mérito. Ao contrário, possibilitou nós nos adaptarmos à situação, pensando na segurança do grupo. Temos formandos de diferentes épocas e não importa o tempo que demoramos para chegar neste dia, o que importa é que chegamos e precisamos nos orgulhar disso. Parabenizo aos meus colegas de turma, mas preciso abrir um parêntese e referir-me às formandas. Nós, mulheres, sabemos das dificuldades enfrentadas para nos mantermos na área. Conseguimos. Finalizo citando Renato Russo para lembrar que ‘ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria’, falou a engenheira de Petróleo e Gás.  

O paraninfo orador, professor Florindo Antonio de Carvalho Ayres Júnior, destacou o crescimento dos alunos durante a graduação e a possibilidade de olhá-los mudados. “Os desafios só mudam a face, mas nós, que escolhemos as Engenharias, vamos sempre precisar nos construir e nos reinventar. O desafio de nos transformar de forma contínua é intensificado por conta do contexto, mas vocês têm meios de superá-los”, finalizou o docente. 

 FORMANDOS DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

  1. BRUNA LOPES DE ANDRADE MARTINS

  2. DANIELE LURIE KUBOTA DIAS

  3. GEYSIANE LEAL DE OLIVEIRA

  4. JESSICA GARCIA SOSA

  5. JOSIELLE ALECRIM DA SILVA

  6. LUANA CASTRO DA SILVA

  7. LUCIAN MENEZES DA SILVA

  8. LUIZA MARTINS PRAZERES DOS SANTOS

  9. MANUELA SILVA THOMAZ DE LIMA

  10. MARCOS AFONSO FILHO

  11. SARAH SAMPAIO BICEGO


FORMANDOS DO CURSO DE DESIGN

  1. ANA PAULA PIMENTA LIMA

  2. DANIEL FERNANDES DA CUNHA

  3. DANIEL MADSON SOUZA DA CRUZ

  4. GICELE FREIRE CASANOVA SOEIRO

  5. JENNIFER FERNANDES ANDRADE

  6. LARISSA CRISTINA ALFAIA SIQUEIRA

  7. LEANDRO BRANDAO MARQUES

  8. MARIA CLARA CATUNDA LOUREIRO

  9. MATHEUS RICARDO MUNIZ DA SILVA

  10. PAULA COSTA PINTO DA SILVA

  11. THAIS PIMENTEL MOREIRA

  12. THIAGO MARCELO SILVANO DE MENEZES

  13. VANIA SUELLEN DOS SANTOS DIAS

  14. WHELIGTON SALOMAO ABTIBOL FILHO

 

FORMANDOS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

  1. ALINE NASCIMENTO DE ARAUJO

  2. BRUNO SILVA ESPÍRITO SANTO

  3. CARLOS FILIPE NASCIMENTO DA SILVA BELEZA

  4. DANIELLA CAROLYNE CARLOS DE FREITAS SANTOS

  5. FABIO HENRIQUE FERREIRA GOMES

  6. JULIANO RODRIGUES SPINOLA

  7. LETICIA PENA FERREIRA

  8. RENAN ARAUJO MIRANDA

 

FORMANDOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS

  1. CAIO MATHEUS ARAUJO DE VASCONCELOS

  2. CARLOS YAGO PEREIRA BATISTA

  3. ERNEST PEDROZA ARAUJO SILVA

  4. MATEUS OLIVEIRA DE AMORIM

  5. VITORIA KAZUMI TSUYAMA DA COSTA ESCOTE

 

FORMANDOS DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

  1. EVA CAROLINE MAGALHAES DE ARAUJO

  2. GEAN CARLOS COSTA E COSTA

  3. LUCAS HEUGENIO BRITO DE OLIVEIRA

  4. MAGDA AUANNA CAMARGO DA SILVA

  5. MARIA JULIANA DE SOUZA SA LIMA

  6. MAYARA IVANDRIA BARBOSA MOTA

  7. MICHAEL DOUGLAS COSTA SILVA

  8. QUELREN BENACON LIMA MARINHO

  9. RICARDO DRUMOND SARDINHA

 

FORMANDOS DO CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

  1. ANDRE LUIZ PASSOS VIEIRA

  2. ANDREY RUBEN RIBEIRO BESSA

  3. ANDREZZA DE MELO BONFIM

  4. FELIPE DE MENEZES SANTOS

  5. JOAO DANILO PINTO JUNIOR

  6. KAYQUE MARTINS CRUZ DAMASCENO

  7. LEONAM BERNARDO SOARES MATOS

  8. LEONARDO FARIAS BARROS

  9. LUCAS DE GOES MUNIZ DE CASTRO

  10. MARCELO FERREIRA DE AQUINO

  11. PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS IUNES

  12. TAINA GONCALVES DO CARMO FELIX

  13. THAYZA RAMOS DOS SANTOS

 

FORMANDOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS

  1. ANDREZA DE OLIVEIRA MIRANDA

  2. CARLOS ENOCK DA SILVA MARTINS

  3. ENRICO MENCONCINI NEVES

  4. KAIQUE ANTONIO SILVA LEMOS

  5. LETICIA KAREN SANTOS ALLEYEN

  6. MANOEL ANTONIO DE OLIVEIRA MARTINS

  7. MARIANA DE SANTANA CINTRA

  8. NATALIA HINKELMANN PADILHA

  9. VICTOR FIGUEIREDO GOMES

 

FORMANDOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

  1. ALINE BIANCA RAMOS DA SILVA

  2. DALZIRA DE SOUSA PEREIRA

  3. ELYSMARA COUTINHO DE OLIVEIRA

  4. JULIANE KENNA SILVA SOUZA DE AMORIM

  5. KAREN CRISTHINA OLIVEIRA GUEDES

  6. KELLEN PIMENTA DE ARAUJO BEZERRA

  7. LEONAN FELYPE SAHDO GERALDO

  8. LUCAS RICARDO AMANCIO BASTOS

  9. MAIKON DA SILVA FREITAS

  10. MARDSON RIOS ALENCAR JUNIOR

  11. MATHEUS ABREU RIBEIRO ALVES

  12. MULLER SOARES DE OLIVEIRA

  13. THAIS DE ALMEIDA FERREIRA

  14. VICTHORYA STHEFFANNY GOMES LIRA

 

FORMANDOS DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA- ELETRÔNICA

  1. MATHEUS DE SOUSA CASTRO

  2. STEPHANIE LOPES ARAUJO DE BARROS

  3. VICTORIA DA SILVA LEITE

  4. VINICIUS YASSUSHI YANG ARASHIRO

 

FORMANDOS DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA- ELETROTÉCNICA

  1. BRUNO DE OLIVEIRA MARCIANO

  2. DIEGO RAMON VALERIO DE SOUSA

  3. ISAIAS VALENTE DE BESSA

  4. JOHNY RIBEIRO DE SOUZA DA SILVA

  5. JULIAN OLIVEIRA GAMA

  6. LEONARDO SILVEIRA DA SILVA

  7. VITOR SOUZA E SOUZA

 

FORMANDO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA- TELECOMUNICAÇÕES

  1. JORDAN KALLIURE SOUZA CARVALHO

 

FORMANDOS DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

  1. CARLOS ALBERTO PESSOA DAS NEVES

  2. RICARDO AUGUSTO KONG ORMENO

registrado em:
Fim do conteúdo da página