Página inicial > Últimas Notícias > NAMA - Núcleo Arquitetura Moderna na Amazônia recebe grupo de alunos e professores para uma visita técnica em Manaus

• Escrito por Ivandson Kallen Maciel Magalhães
  • Publicado: Sexta, 18 de Outubro de 2019, 15h54
  • Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2019, 13h13

Nos dias 7 e 9 de outubro de 2019 o Núcleo Arquitetura Moderna na Amazônia (NAMA) recebeu um grupo de 12 discentes e 02 docentes para uma visita técnica em Manaus. Esta visita é parte das atividades extracurriculares da School of Architecture of University of Virginia, com a realização de exercícios de arquitetura e paisagismo em Manaus no corrente ano letivo. As visitas incluíram diversos edifícios da cidade de Manaus e também o setor norte do campus da Universidade Federal do Amazonas, projeto realizado pelo Professor da Faculdade de Tecnologia (FT), o arquiteto Severiano Mario Porto.

Em visita à FT, no dia 08 de outubro, os professores Alex Yuen e Felipe Correa (chair da Escola) destacaram a importância deste edifício para a arquitetura latino-americana, pela qualidade da concepção e a relação dos edifícios com a vegetação.  Esta atividade foi organizada pelos integrantes do NAMA: Arquitetos Laurent Troost, Roberto Moita e Marcelo Borborema e pelo Professor Marcos Paulo Cereto.

O NAMA reúne arquitetos, pesquisadores, professores, artistas e interessados na preservação, divulgação e documentação da modernidade na Amazônia. Oficialmente como núcleo temático da Faculdade de Tecnologia, desde 2018, reúne associados e participantes de 11 universidades e 10 estados brasileiros. Iniciou suas atividades em 2016, e desde então já realizou seminários regionais em Manaus, Palmas, Belém e Boa Vista. Além dos seminários, organizou duas exposições itinerantes: Exposição de arquitetura contemporânea na Amazônia - XAMA e  L'Amazonie en constrution: l'architecture des fleuves volants. O núcleo coordena os grupos de pesquisa destas universidades que editam a primeira revista científica de Arquitetura e Urbanismo na Região Norte: Amazônia Moderna.

Acesse o site do NAMA