Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Nova gestão da FT é empossada para o quadriênio 2019-2023
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Nova gestão da FT é empossada para o quadriênio 2019-2023

  • Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 15h31
  • Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2019, 15h31
Diretor e vice-diretora estarão nos cargos pelos próximos quatro anosDiretor e vice-diretora estarão nos cargos pelos próximos quatro anos
Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

Na tarde de hoje, 10, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, deu posse aos professores João Caldas do Lago Neto e Magnólia Granjeiro Quirino, que exercerão respectivamente os cargos de diretor e de vice-diretora da Faculdade de Tecnologia (FT) pelos próximos quatro anos. A solenidade ocorreu no auditório daquela unidade acadêmica, Rio Jatapu, e teve a presença da comunidade universitária e de familiares.

Para o reitor, o momento é de comemoração e de planejamento, tendo em vista o papel estratégico da FT na consolidação de parcerias pelo desenvolvimento econômico regional. Após agradecer pelo trabalho da ex-diretora, professora Patrícia dos Santos, e pela presença das autoridades, o professor Sylvio Puga lembrou que a Universidade efetivamente acontece nas unidades, sendo o papel da Administração Superior o de dar todo o suporte para esses avanços, pelo diálogo com a comunidade.

De modo mais específico, o professor Sylvio Puga mencionou a Lei de Informática e os seus desdobramentos recentes como fator de propulsão que será muito bem aproveitado pela Ufam, especialmente na FT, do Instituo de Computação (Icomp) e no Instituto de Ciências Exatas (ICE), todas essas unidades com interface muito próxima do setor empresarial.

“Este é um momento de mudança de fluxo decisivo e de processos que preveem oportunidades muito interessantes também para a FT. Estamos aguardando o desenrolar e temos boas perspectivas de que, ainda em 2019, haverá grandes novidades”, adiantou ele, para quem “há grandes novidades, do ponto de vista legislativo, que irão beneficiar a Ufam, que são previstas para ocorrer até o fim deste ano”.

O discurso da ex-diretora, professora Patrícia dos Santos, foi em tom de agradecimento: “Fico muito tranquila e satisfeita por estar passando a gestão da unidade a uma equipe na qual eu deposito toda a confiança. O professor Caldas foi muito atuante como nosso vice-diretor nos últimos quatro anos e é uma pessoa que conhece bem a nossa realidade. Colegas, discentes, familiares e amigos prestigiaram a solenidadeColegas, discentes, familiares e amigos prestigiaram a solenidadeA professora Magnólia é a chefe do Departamento de Design, um dos nossos cursos mais antigos da Faculdade. Eu veja que esta equipe é muito equilibrada e fará um excelente trabalho”.

Presente e Futuro

O agora diretor da FT, professor João Caldas, tem exatos 22 anos dedicados à docência. Ele, que iniciou sua carreira acadêmica no Departamento de Estatística, foi convidado para colaborar com a criação do curso de Engenharia Mecânica da FT e para dar vida a outros projetos na Unidade onde permanece até hoje. Desde 2011, o professor João Caldas exerceu diversos cargos de gestão, dentre os quais o de vice-diretor da FT na gestão passada.

"Eu gostaria de agradecer a todos os presentes e lembrar que, há quatro anos, eu tomava posse, neste mesmo auditório, como vice-diretor da FT. Hoje, tenho a honra de ser empossado para o quadriênio 2019-2023 e isso é fruto de uma eleição direta e com ampla participação da comunidade", afirmou o já diretor. Ainda segundo ele, já houve uma série de melhorias nas áreas de ensino, nos laboratórios e na pós-graduação. “Em relação aos cursos de graduação, hoje todos eles estão avaliados com notas a partir de três. Na pós-graduação, nós conseguimos aprovar, mais recentemente, o doutorado em Engenharia Elétrica”, apontou o novo diretor.

Ele citou ainda alguns dos desafios que estão postos, deixando claro que o trabalho da equipe de gestores será no sentido de ver como oportunidade o que hoje se mostra como dificuldade, planejando e realizando mudanças que impactem positivamente na Faculdade de Tecnologia. “A tendência é avançar nos nossos indicadores, além de afinar a nossa parceria em busca de recursos na iniciativa privada ao mesmo tempo em que cobramos no governo federal um nível de investimento mínimo na Universidade”, garantiu o professor Caldas.

Eleita vice-diretora da Faculdade, a professora Magnólia Granjeiro Quirino está há 12 anos na Universidade, precisamente no Departamento de Design, onde esteve na função de chefe de departamento e coordena o laboratório de Design de Produtos. Ela reconhece que o novo cargo é um desafio ainda maior, mas está certa de é preciso dar continuidade ao trabalho já iniciado pelos professores João Caldas e Patrícia dos Santos. “Agradeço aos que confiaram nas nossas propostas e pretendo corresponder positivamente às demandas e tenho a certeza de que poderemos contar com o apoio de todos”, assegurou a agora vice-diretora da Unidade.

Fonte: Site UFAM

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página