Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > FT e Unicamp firmam parceria para oferta do Mestrado Interinstitucional em Engenharia Química na Ufam
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

FT e Unicamp firmam parceria para oferta do Mestrado Interinstitucional em Engenharia Química na Ufam

  • Escrito por Administrador
  • Publicado: Quarta, 15 de Outubro de 2025, 17h13
  • Última atualização em Sexta, 17 de Outubro de 2025, 17h18

Por: Laila Sevalho e Matheus Menezes- Estudantes de Jornalismo 6º período  

Supervisão: Ismael Carlos Bezerra dos Santos (Secretaria da Faculdade de Tecnologia)

O primeiro Edital da parceria oferta até 15 vagas para novos alunos. Inscrições abertas. 

A Faculdade de Tecnologia da UFAM firmou, no dia 6 de outubro, um Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A parceria tem como objetivo promover o intercâmbio de informações científicas e publicações com a execução do Programa de Mestrado Interinstitucional (Minter) em Engenharia Química na Faculdade de Tecnologia, com vigência de cinco anos. 

Lançado na última segunda-feira (13), o edital de seleção está disponível no site oficial da Faculdade de Engenharia Quimica da Unicamp (FEQ) e oferta de até 15 vagas. As linhas de pesquisa são: 

1. Fenômenos de Transporte, Sistemas Particulados e Meios Porosos; 

2. Ciência e Tecnologia de Materiais; e 

3. Ciência e Engenharia de Bioprocessos e Biorrecursos.  

A parceria voltada para o lançamento dessa seleção foi possível  por meio da mediação da Fundação Universidade do Amazonas (FUA) e da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII). A Faculdade de Engenharia Química da Unicamp atuará como instituição promotora, sendo responsável pela condução acadêmica do curso, o que inclui a coordenação administrativa, oferta de disciplinas, designação de orientadores e avaliação dos alunos.

Já o Departamento de Engenharia Química da FT, sob a Chefia da professora Dra. Ângela Mari dos Santos Costella, será a receptora, encarregada de mobilizar candidatos, garantir infraestrutura local, oferecer apoio logístico e institucional, além de promover a integração dos mestrandos aos grupos de pesquisa locais.

O professor Dr. Nazareno de Pina Braga, do Departamento de Engenharia Química, é o coordenador responsável pela equipe da parceria Ufam e Unicamp. Em sua fala, destacou a relevância da parceria com a Unicamp: “Esperamos ampliar a qualificação de profissionais na região, consolidar redes de pesquisa entre as instituições e aumentar a produção científica e tecnológica voltada às realidades locais”.

O coordenador afirma a relevância da iniciativa para o fortalecimento do campo econômico e profissional na região. “O mestrado interinstitucional tem como principal objetivo formar mestres qualificados na área de Engenharia Química, fortalecendo a pós-graduação e a pesquisa na UFAM e contribuindo para o desenvolvimento regional por meio da capacitação de recursos humanos”, destacou o coordenador.

 

Esforços concretizados

O  Diretor da FT, professor Dr. João Caldas do Lago Neto, destacou  que o projeto de criação do mestrado em Engenharia Química é uma realização aguardada há tempos na Faculdade, agora aprovada com sucesso em sua atual gestão. “Durante a minha primeira gestão (2019–2023), tentamos aprovar um mestrado próprio, que chegou a ter mérito acadêmico reconhecido, mas foi reprovado pela falta de estrutura laboratorial. Agora, nesta segunda gestão (2023–2027), conseguimos avançar com essa parceria, que minimiza o déficit de infraestrutura”.

Ainda para o Diretor as expectativas são as melhores possíveis em relação ao novo mestrado na Faculdade de Tecnologia.“O objetivo é que essa parceria nos ajude a implantar, no futuro, um mestrado próprio aqui na FT. Além disso, o programa dá continuidade à formação dos nossos egressos, oferecendo a oportunidade de ingressarem em um mestrado de alto nível em Manaus”, afirmou.

registrado em:
Fim do conteúdo da página