Página inicial > Noticia 1

Engenharia Elétrica instala painéis solares em comunidade isolada no Rio Cuieiras

• Publicado: Segunda, 18 de Junho de 2018, 12h41
  • Última atualização em Segunda, 18 de Junho de 2018, 19h28
  • Acessos: 113

Neste mês de junho, entre os dias 5 e 8, a equipe de alunos do curso de Engenharia Elétrica – Eletrotécnica, coordenada pelo professor do departamento de Eletricidade, Alessandro Trindade, realizou a instalação de quatro sistemas solares fotovoltaicos de 700W e com autonomia de 48h com o uso de baterias, na comunidade Nova Esperança, distante cerca de 2h de lancha de Manaus.

A iniciativa faz parte de um projeto de pesquisa, financiado pelo Fundo Newton do Reino Unido, que tem a UFAM como executora principal e como parceiros a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), a Coventry University, a Scene e a Schneider Electric.

A equipe foi formada pelos alunos Nei Júnior, Lucas Pinheiro e Augusto Silva, além de três técnicos da empresa regional Grid Tecnologia, que venceu a disputa do fornecimento dos equipamentos, e foi acompanhado pela representante Liane Lima, da FAS.

Em cada uma das quatro casas, além dos equipamentos, foram instalados dispositivos de coleta de dados da geração de energia, estado da carga das baterias, consumo de eletro-eletrônicos, tudo interligado em um microcontrolador Raspberry Pi 3 e memória USB para armazenagem de todas as informações, minuto a minuto. Com a pesquisa busca-se investigar os hábitos de consumo de energia da comunidade Nova Esperança, que é indígena e faz parte da Área de Proteção Ambiental do Rio Negro. Nos próximos 9 meses, a equipe, que conta ainda com outros cinco alunos de Engenharia Elétrica, realizará visitas de acompanhamento e coleta das informações armazenadas na memória do sistema de monitoramento.