História

A Faculdade de Tecnologia foi criada através do artigo 6, alínea e, do Estatuto da Universidade do Amazonas, aprovado pelo Decreto nº 66.810, de 30 de junho de 1970. A resolução nº 0049/73, do Conselho Universitário, adaptou a referida Faculdade às normas do Estatuto. Esta faculdade tem sua origem na Faculdade de Engenharia, criada pelo artigo 14, alínea b, da Lei nº 4.069-A, ao instituir a Fundação Universidade do Amazonas a e Universidade do Amazonas. Em seu  artigo 14, alínea b, criou a Faculdade de Engenharia. Mas, apesar dos esforços dos responsáveis pela implantação dos seus cursos, não foi possível a instalação das Faculdades de Engenharia, Medicina, Farmácia e Odontologia, no dia 17 de janeiro de 1965.

Após o empenho da Diretoria, do Conselho Diretor e do Governador do Estado, Arthur César Ferreira Reis, a Faculdade de Engenharia, juntamente com as Faculdades de Medicina, de Farmácia e de Odontologia, foram instaladas em sessão solene, presidida pelo Magnífico Reitor Jauary Marinho, no dia 4 de dezembro de 1965. Tais unidades acadêmicas inciaram suas atividades em 1966.

As normas para o seu funcionamento, bem como as disciplinas a serem ministradas, foram determinadas pela Resolução nº 06/65/GR. Nela ficou estabelecido que a sua direção ficaria a cargo de um professor designado pelo Reitor, exercendo o Conselho Universitário as atribuições de Congregação e, até a aprovação de seu Regimento, seria orientada pelo Regimento da Faculdade de Direito. Estabeleceu, ainda, que as disciplinas: Matemática I, Cálculo Diferencial e Integral, Matemática II, Cálculo Numérico e Geometria Analítica, Física Geral, Química, Geometria Descritiva e Desenho (mão livre e técnico) deveriam ser ministradas, no mínimo em três aulas semanais. Para fazê-lo, foram aprovados os nomes dos professores: Vilar Fiúza da Câmara, Elias Aucar, Ernani VIlar Parente da Câmara, Aldir Nogueira Cajuhy, Dário Hermani de Souza Vizeu e Nelson Ribeiro Porto. Para a direção da Faculdade, foi designado o Prof. Vilar Fiúza da Câmara.

O reconhecimento do Curso de Engenharia ocorreu em 13 de janeiro de 1972, pelo Decreto nº 69.924, assinado pelo presidente Emílio Garrastazu Médici. Nos termos do artigo 6, alínea e, do Estatuto da Universidade do Amazonas, aprovado pelo Decreto nº 66.810, de 30 de junho de 1970, e da Resolução nº 0049/73/CONSUNI, que adaptou a referida Faculdade às normas do Estatuto, esta passou a denominar-se Faculdade de Tecnologia.

Funcionado em dependências cedidas ou alugadas, a faculdade passou a ocupar sede própria no Campus Universitário, no dia 14 de dezembro de 1988.