Engenharia de Materiais

O Engenheiro de Materiais atua na gestão, supervisão, coordenação e orientação técnica de projetos e processos de produção, transformação e uso de materiais. Seleciona, caracteriza e especifica materiais, bem como pesquisa e desenvolve novos materiais e novos usos industriais para materiais existentes, através da análise, experimentação, ensaio, coleta de dados, estudo, planejamento, avaliação de desempenho, projeto e especificação. Desenvolve estudos de utilização e reciclagem de materiais, procedimentos de padronização, mensuração e controle de qualidade. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos socioambientais.

O Engenheiro de Materiais deverá ter formação com forte base científica e tecnológica aplicada à pesquisa e desenvolvimento de novos materiais e processos. O curso de Engenharia de Materiais da UFAM forma um profissional com conhecimento em todas as áreas básicas da ciência e engenharia de materiais. Para tanto, o futuro Engenheiro de Materiais estuda a correlação entre estrutura, processamento, propriedades e aplicações de metais, cerâmicas, polímeros, semicondutores e compósitos. Desta forma, estar habilitado para não somente criar novos materiais como também aprimorar materiais já existentes, no sentido de atender aos requisitos econômicos, ambientais, sociais e técnicos (propriedades mecânicas, elétricas, térmicas e químicas) de projetos e processos. O profissional tem ainda espírito inovador e cultura humanística para produzir economicamente bens e serviços de interesse da sociedade.

A multi e a interdisciplinaridade de conhecimentos são características intrínsecas da Engenharia de Materiais. Assim sendo, este profissional tem como característica marcante uma formação com conhecimentos em Ciências Básicas (Matemática, Química, Física, Estatística e Computação), em Ciências Aplicadas (Ciência dos Materiais, Resistência dos Materiais, Reologia, Termodinâmica, Mecânica dos Fluidos, Eletrotécnica), em Tecnologia (Síntese e Processamento de Materiais, Processos Industriais, Equipamentos, Projetos, Ensaios e Caracterização de Materiais, Desenvolvimento de Produtos), em Ciências Humanas e Sociais (Metodologia Científica, Redação de documentos técnicos, Economia, Legislação, Segurança, Administração) e em Ciências Ambientais (Ecologia e Meio Ambiente, Processamento de Resíduos).

Por fim, o Curso de Engenharia de Materiais da UFAM garanti a formação de engenheiros capazes de atuar no mercado de trabalho e de atender as expectativas da sociedade, de acordo como conjunto de atribuições e exercício profissional atribuídos pela Resolução nº 1010 de 22 de Agosto de 2005 do CONFEA - Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, órgão do Ministério do Trabalho.