Engenharia Civil

 

De todas as atividades humanas, as Engenharias (e em especial a Engenharia Civil), são responsáveis por conceber e gerar a infra-estrutura da civilização como a conhecemos. Consideramos que a Engenharia Civil na Amazônia Brasileira deve ir além e tornar-se capaz de conceber e gerar a infra-estrutura para uma  nova etapa da civilização brasileira na Amazônia.

 

O curso de Engenharia Civil da UFAM foi concebido consoante as Diretrizes Curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação através da Resolução CNE/CES 11, de 11 de Março de 2002. Essa concepção deve assegurar aos seus estudantes oportunidades para uma sólida formação humana, ética, política, econômica, social, ambiental, cultural e tecnológica. Uma formação assim tão ampla tem o potencial de capacitar, adquirir e desenvolver novas tecnologias, empregando conhecimentos em uma atuação profissional e ao mesmo tempo crítica e criativa para a definição e solução de diversas demandas sociais.

 

As atividades do profissional de Engenharia Civil têm grande potencial para contribuir com a melhora dos índices sociais e econômicos observados em nosso país. Por essa razão, a formação acadêmica desse profissional deve se constituir em um processo com características mais formativas que informativas, no sentido de consolidar em cada estudante uma postura pessoal e profissional que o incentive ao exercício responsável de sua capacidade criativa, expressa por meio de atitudes conscientes e críticas acerca de questões de ordem técnica, científica, acadêmica, econômica, política, social ou ambiental.

 

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;}

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;}

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;}